O Janeiro Branco é uma campanha dedicada a conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental, promovendo a reflexão e a adoção de hábitos saudáveis. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil destaca-se como o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população, e o segundo maior das Américas em casos de depressão, atingindo 5,8%


A saúde mental representa mais de um terço da incapacidade total no mundo, sendo os transtornos depressivos e ansiosos as principais causas, ocupando respectivamente a 5ª e 6ª posição entre as causas de anos vividos com incapacidade no Brasil.


Sintomas e identificação:


Os sinais mais comuns de transtornos mentais incluem humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade, desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para realizar tarefas, diminuição ou incapacidade de sentir alegria em atividades antes prazerosas, desinteresse, falta de motivação e apatia.


Tratamento e busca de ajuda:


O tratamento para transtornos mentais pode envolver psicoterapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. É fundamental buscar ajuda profissional quando os sintomas persistem e interferem na qualidade de vida.


Cuidando da Saúde Mental:


Para preservar a saúde mental, adotar hábitos saudáveis é essencial. Praticar atividades físicas, alimentar-se bem, garantir uma boa qualidade de sono, manter relacionamentos saudáveis e procurar ajuda profissional quando necessário são passos cruciais. Ao incorporar esses hábitos, você fortalece a sua saúde mental e contribui para uma vida mais equilibrada.


No Janeiro Branco, convidamos você a refletir sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a tomar atitudes que promovam o bem-estar emocional. Juntos, podemos construir uma sociedade mais saudável e acolhedora.