Cultive mudanças que perdurem


O verão é associado a praias, piscinas e roupas mais leves, o que leva muitas pessoas a querer estar em boa forma física. Entra em ação o famoso “Projeto Verão”. Começa assim, a procura por todas as dietas da moda, o uso de suplementos/medicações sem orientações adequadas, intensificação exagerada de exercícios físicos. E, tudo isso na busca de resultados imediatos, quase que milagrosos.


Fique atento aos perigos!


O "Projeto Verão" pode parecer motivador para muitas pessoas adotarem hábitos mais saudáveis. No entanto, as metas de transformação física em um curto período, frequentemente levam a expectativas irrealistas e pressão excessiva. Restringir severamente a ingestão de alimentos pode levar a deficiências nutricionais e transtornos de saúde a longo prazo. Na busca por resultados rápidos, a prática de exercícios excessivos pode aumentar o risco de lesões e exaustão. A ênfase da transformação puramente física e estética em detrimento de outros aspectos importantes da saúde, como o bem-estar mental e emocional, pode contribuir para distúrbios de autoestima e autoimagem.


Confira os primeiros passos para realizar mudanças de hábitos de vida com segurança



  1. Anote quais hábitos precisa mudar: Faça uma lista com duas colunas. Em uma, anote quais hábitos precisa manter, na outra o que precisa mudar. Em seguida escreva a responda às seguintes pergunta: O que eu perco mantendo essas atitudes (que estão na lista da mudança)? O que eu ganho ao fazer as mudanças que preciso fazer? Separe um tempo para fazer essa reflexão, não seja superficial. É um momento que talvez seja doloroso, pois pode trazer a memória momentos difíceis do passado. Porém, esse exercício de autoconhecimento é importante para que, além de não se esquecer do que precisa ser feito, você se torne mais consciente sobre o processo. Não se assuste com o tamanho da lista de mudanças necessárias e resista a vontade de tentar solucionar tudo em um prazo muito curto.

  2. Defina objetivos e prioridades: Antes de determinar qual mudança fazer, pergunte-se: qual o seu objetivo principal? (Ex.: ter mais disposição para brincar com o filho, envelhecer saudável e ativo,etc).Depois, faça uma lista de prioridades, de tudo que você precisa mudar... por onde vai começar? Quanto mais hábitos você alterar, melhores serão os resultados para sua saúde. No entanto, é melhor dar um passo de cada vez. Iniciando uma mudança drástica, tentando mudar várias coisas de uma vez só, é pouco provável conseguir manter seu projeto de adotar um novo estilo de vida de forma duradoura.

  3. Estabeleça metas reais e práticas: Defina metas alcançáveis, baseadas em suas necessidades e capacidades. Seja objetivo, troque “vou perder peso” para “vou subir as escadas do apartamento todos os dias”. Adote mudanças graduais. Tendo as metas reais, claras, fica mais fácil manter a determinação para alcançar uma meta maior em longo prazo.

  4. Procure um acompanhamento com o profissional de saúde: Lembre-se, antes de fazer grandes mudanças em sua rotina, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde para garantir que as escolhas sejam seguras e se alinhem com suas necessidades de saúde individuais. Fuja dos conselhos de blogueiros, amigos e familiares. Cada pessoa tem necessidades e condições de saúde diferentes, não coloque sua saúde em risco. Você é seu maior bem. Busque suporte profissional!


Ideias de mudanças que você pode começar hoje:


Mexa-se: comece caminhando ou pedalando ao ar livre, ou então se matricule em uma academia, aula de dança, natação, yoga. O importante é se mexer! Seja regular: O exercício físico precisa entrar em sua rotina. Portanto, por mais simples que seja seu treino, procure fazê-lo com regularidade (cerca de três vezes por semana). Ao deixar de se exercitar por períodos longos, as chances de abandono tendem a crescer. Não pare nas férias, recesso ou final de ano.


Descanse:Uma boa noite de sono é fundamental para equilibrar alguns hormônios que controlam nosso metabolismo.


Beba água: Às vezes, o organismo desidratado confunde o estímulo da sede com fome, o que resulta em deslizes. Para manter o corpo hidratado, beba no mínimo de 1,5 a 2 litros de água por dia.


Coma bem: A regra áurea é: desembale menos e descasque mais. Troque os itens industrializados da sua despensa por comida mais natural possível.


Todos nós estamos acostumados a viver no piloto automático. Por isso, é perfeitamente normal que você encontre dificuldades. Não desista!


Nesse processo de adoção de um novo estilo de vida, as mudanças devem ser facilitadas. Espalhe lembretes pelos ambientes e deixe tudo preparado a fim de evitar obstáculos para fazer o planejado acelerando a formação de novos hábitos. Não espere a motivação, crie o compromisso inadiável com você mesmo e faça. 


O projeto verão é para toda vida e não apenas no verão!


Carla Sousa Guedelha – Enfermeira da família - COREN/SC 524.790


Mariane Maiara Becker – Enfermeira – COREN/PR 619740


Pedro Pina Coelho - Médico - CRM/BA 29463