O Novembro Azul é uma campanha de conscientização que ocorre no mês de novembro e tem como objetivo promover a saúde integral do homem. Foca, principalmente, na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população masculina, com destaque para o câncer de próstata. 


Saúde Masculina em Foco


Neste mês de conscientização, destacamos que cuidar da saúde também é uma demonstração de força e responsabilidade, desmistificando a ideia de que os homens devem ser "super-heróis" o tempo todo. A negligência com a saúde masculina é prejudicial e pode resultar em doenças em estágio avançado.


Hábitos saudáveis, atividade física regular, alimentação equilibrada e moderação no consumo de álcool são essenciais para prevenir doenças evitáveis. Além disso, o acompanhamento médico regular, medição da pressão arterial e monitoramento do colesterol são cruciais para prevenir condições crônicas.


Prevenção do câncer de próstata


O câncer de próstata merece atenção especial. Homens com mais de 50 anos ou com sintomas relacionados à próstata devem buscar aconselhamento médico. O histórico familiar é outro fator relevante, e exames como o toque retal e a dosagem de PSA devem ser realizados sob orientação médica.


Sinais de alerta incluem problemas urinários, como dificuldade para urinar, micção frequente, urgência, jato urinário fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Embora não haja exames definitivos para rastreamento, a manutenção de um estilo de vida saudável é parte essencial da prevenção.


Cuide de sua saúde, e garanta sua longevidade e bem-estar com a Casembrapa!