O Outubro Rosa é um movimento que visa promover a conscientização sobre o câncer de mama, sua prevenção e detecção precoce, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade pela doença. Destacamos também  a importância do autoexame e das mamografias periódicas, principalmente para as mulheres acima dos 40 anos.


O câncer de mama


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, havendo na última década um aumento de 20% na incidência . Somente no Brasil, São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025 (INCA) , com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.


Sintomas Iniciais


Os sintomas iniciais do câncer de mama incluem a presença de um caroço (nódulo) na mama, geralmente endurecido, fixo e indolor. Além disso, podem ocorrer alterações na pele da mama, que fica avermelhada ou com aspecto semelhante à casca de laranja, e modificações no mamilo, como retrações. É importante também ficar atento à saída espontânea de líquido de um dos mamilos e à presença de pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.


Fatores de Risco


Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama, incluindo o envelhecimento, histórico familiar da doença, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. Fatores reprodutivos, como a primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter filhos ou ter o primeiro filho após os 30 anos, e o uso de contraceptivos hormonais também podem aumentar o risco.


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa ativamente do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates e produzindo materiais educativos. Neste ano, o órgão adotou o slogan "Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?" para enfatizar a importância da conscientização contínua sobre o câncer de mama.


Junte-se a nós no Outubro Rosa e faça a diferença na luta contra o câncer de mama. A conscientização e a prevenção são fundamentais para salvar vidas. Cuide da sua saúde e ajude a disseminar essa mensagem vital.