Neste mês de junho, celebramos o “Junho Vermelho”, uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar a participação ativa nesse gesto de solidariedade.


O ato de doar sangue é altruísta e fundamental para suprir as necessidades diárias de pacientes que enfrentam diversas condições médicas, como anemias crônicas, complicações de doenças infecciosas, tratamento de câncer, cirurgias de emergência, acidentes que causam hemorragias, entre outros. Vale destacar que não há substituto para o sangue humano, tornando a doação um gesto de extrema importância para a vida de muitas pessoas.


Confira os critérios básicos para a doação de sangue:



  • Idade: Ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos. Menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal;

  • Documentação: Apresentar um documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;

  • Peso mínimo: Ter um peso mínimo de 50 kg. Descanso adequado: Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

  • Alimentação adequada: É importante estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, é recomendado aguardar 2 horas.


Para contribuir com o Junho Vermelho e realizar sua doação de sangue, você pode procurar o hemocentro mais próximo de sua região. Os hemocentros são instituições especializadas na coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes. Eles possuem equipes capacitadas para receber os doadores e garantir que todo o processo seja seguro e eficiente. Antes de realizar a doação, você passará por uma triagem para garantir a adequação de sua saúde e confirmar se atende aos critérios estabelecidos.


Ao doar sangue, você está fazendo mais do que apenas fornecer um componente vital para a saúde de outras pessoas. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, impactando positivamente famílias e comunidades inteiras. Portanto, neste Junho Vermelho, convidamos você a se juntar a nós nessa causa nobre e a ser um agente de transformação.


Faça a diferença na vida de outras pessoas, doando sangue e compartilhando essa mensagem de solidariedade. Juntos, podemos salvar vidas e construir um mundo melhor!