O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (19/05), tem como objetivo principal aumentar a conscientização sobre a doença e ilustrar o impacto que ela tem na vida dos pacientes. Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com a doença, que está em ascensão e afeta principalmente jovens.


As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam, predominantemente, no cólon. Os principais sintomas incluem desconforto abdominal, sensação de barriga estufada, dor, cólicas, alternância entre períodos de diarreia e de prisão de ventre, flatulência exagerada e sensação de esvaziamento incompleto do intestino. Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas.


As causas são variadas, incluindo movimentos anormais do intestino delgado durante o jejum, hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal, infecções e processos inflamatórios, depressão e ansiedade.


Embora a enfermidade não tenha cura, existem maneiras de melhorar os sintomas, incluindo mudanças no estilo de vida e o uso de medicamentos em fases mais intensas. Além disso, recomenda-se adotar uma dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, mas com cuidado em relação aos vegetais que aumentam a produção de gases. É importante também evitar bebidas alcoólicas e com cafeína, não mascar chicletes nem chupar balas que contenham sorbitol, manter um programa diário de exercícios físicos, não fumar e considerar a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas, como relaxamento.


A adoção de políticas e estratégias abrangentes no local de trabalho, como horários flexíveis e teletrabalho, para que os pacientes com DII possam ter uma vida produtiva, também é uma opção viável. Isso pode ajudar a reduzir os custos diretos e indiretos da doença, que podem ser significativos. Compreender a Doença Inflamatória Intestinal é fundamental para melhorar a vida das pessoas que convivem com ela e conscientizar a sociedade sobre a importância de políticas inclusivas, e o Dia Mundial da DII é uma oportunidade para promover a solidariedade com aqueles que sofrem desta condição.


Ao compartilhar esse conhecimento, podemos ajudar a promover mudanças positivas em nossas comunidades, garantindo que as pessoas que convivem com a DII tenham a oportunidade de levar uma vida produtiva e saudável. Faça sua parte e compartilhe essas informações, e caso você ou alguém que você conheça esteja com algum dos sintomas, não hesite em buscar ajuda médica!


Fonte: Ministério da Saúde