Desde 2007, é celebrado no dia 2 de abril o dia da conscientização do Autismo, que tem como principal objetivo compartilhar informações com a população a respeito do transtorno e reduzir a discriminação e o preconceito ao redor das pessoas que se encontram no espectro. Os sintomas do Autismo costumam se manifestar ainda na infância, até os 5 primeiros anos de vida, e tendem a persistir durante a adolescência e a idade adulta. Alguns dos sintomas mais comuns são:



  • Dificuldades em se comunicar e manter contato visual;

  • Comportamento repetitivo;

  • Hiperfoco;

  • Dificuldade de compreensão e aprendizado.


Além disso, muitas pessoas no espectro desenvolvem também comorbidades como epilepsia, depressão, ansiedade e TDAH. Por isso, a identificação precoce da doença é essencial para a manutenção da qualidade de vida de quem sofre do transtorno, auxiliando no desenvolvimento de um tratamento personalizado, visto que nenhum paciente com Autismo é igual a outro!


Apesar de ser um transtorno crônico, o Autismo pode ter seus sintomas amenizados por meio de esquemas de tratamento, aplicados por uma equipe multidisciplinar, que envolvem a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. Sua compreensão é peça chave desse quebra-cabeça, portanto, conscientize-se!