O segundo mês do ano é dedicado à conscientização da sociedade em relação a uma doença que é um dos tipos de câncer mais comum em brasileiros: a leucemia. Dados do Instituto Nacional de Câncer (InCA) projetam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres. 


Os objetivos da campanha são os de alertar para possíveis sintomas, esclarecer tratamentos e, especialmente, incentivar a doação de medula óssea. O tratamento da doença é basicamente quimioterápico, mas as indicações de transplante de medula óssea são positivas, especialmente em pacientes jovens. Tais indicações são feitas apenas em casos graves e de alto risco, e o primeiro passo é a investigação em parentes de primeiro grau do paciente a fim de testar compatibilidade. 


A doença


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (InCA), a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.


A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.


Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.


Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).


Principais sintomas


Alguns dos principais sintomas podem ser: 



  • Febre inexplicável.

  • Sensação de fraqueza e fadiga persistente.

  • Perda de apetite.

  • Perda de peso inexplicável.

  • Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais.

  • Dificuldade para respirar.

  • Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.

  • Anemia.


Se você se identificou com algum desses sintomas, procure um médico especialista.