A campanha Janeiro Branco foi criada para promover questões e necessidades fundamentais relacionadas à saúde mental da população. O mês de janeiro foi escolhido por questões simbólicas e culturais atreladas ao recomeço e novos ciclos, como uma "tela em branco" pronta para receber capítulos de superação e histórias de vida que servem de inspiração para outras pessoas.


Campanhas como o Janeiro Branco geram conscientização, propõem reflexões e auxiliam no compartilhamento de informações, combatendo tabus históricos da sociedade. Falar sobre a saúde mental das pessoas é necessário, e as ações realizadas neste mês incentivam debates enriquecedores sobre o tema e estabelecem propostas que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas.


Precisamos falar sobre saúde mental


Os eventos de abuso sexual e por intimidação, desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerras e crises climáticas são apenas alguns gatilhos que podem afetar a saúde mental da população. No primeiro ano da pandemia causada pela COVID-19, os casos de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% em todo o planeta.


De acordo com relatório de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas no mundo convivem com algum transtorno mental. Condições graves de saúde mental reduzem a expectativa de vida, em média, de 10 a 20 anos, se comparado à população em geral, principalmente devido a doenças físicas que podem ser evitadas com acompanhamento profissional.


Algumas práticas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, como valorizar a convivência social, praticar atividade física, manter uma dieta saudável, cuidar da qualidade do sono e estar atento aos sinais de transtornos mentais em amigos e familiares. Além dessas dicas, a Casembrapa reforça o seu compromisso com a saúde mental dos seus associados e possui profissionais qualificados para falar sobre o assunto.