A saúde do homem está cercada por grandes tabus. Apesar de tentativas de parecer invencível, a história já nos mostrou que essa não é bem a verdade. Os reflexos dessa cultura existem até hoje, um dos exemplos é o preconceito que envolve o exame de próstata. Muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos.


Diante deste cenário de pouco cuidado, a campanha ‘Novembro Azul’ chama a atenção dos homens para os cuidados com a saúde e para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.


Só no biênio 2018/2019, segundo dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.


O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.


Câncer de próstata tem cura?


A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.


Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.


Cuidados que todos os homens precisam ter com a saúde:


Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência, como:



  • Verificação da pressão arterial;

  • Hemograma completo;

  • Dosagem da glicemia;

  • Dosagem do colesterol;

  • Testes de urina;

  • Atualização da carteira vacinal;

  • Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).


Além de realizar os exames de rotina, essencial para prevenção de agravos na saúde, medidas preventivas também são necessárias que uma boa saúde, as quais incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.


Fonte: Ministério da Saúde