A campanha Fevereiro Roxo foi criada para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento correto do mal de Alzheimer, lúpus e fibromialgia, já o fevereiro na cor Laranja alerta sobre a leucemia. Essa nuance entre o roxo e laranja que vem com o mês de fevereiro serve como forma de alerta e conscientização a população sobre a importância do diagnóstico precoce destas doenças sérias e, muitas vezes, incuráveis.


 Fevereiro Roxo


 As três patologias são doenças crônicas, por isso é essencial o diagnóstico precoce e iniciar logo os cuidados necessários para que os pacientes possam ter conforto e melhor qualidade de vida.


 Lúpus


A doença Lúpus é um distúrbio que afeta o sistema imunológico aumentando a produção de anticorpos resultando em inflamações e lesões que podem ser na pele ou em múltiplos órgãos e tecidos. Os sintomas variam de acordo com as partes do corpo que são afetadas, incluindo febre, dor nas articulações, dificuldade para respirar, sensibilidade à luz solar, queda de cabelo, linfonodos aumentados, feridas na boca, desconforto geral (ansiedade, mal estar).


O lúpus não tem cura e essa é uma doença crônica. Logo, seu tratamento é feito de forma a controlar sua evolução e seus sintomas. Cremes e produtos que aliviam a manifestação do lúpus na pele também são usados no tratamento dessa condição.


 Mal de Alzheimer


O mal de Alzheimer é um termo geral usado para descrever algumas condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas da patologia podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença evolui e causa mais danos ao cérebro.


Apesar de não haver atualmente tratamentos que impeçam a progressão da doença de Alzheimer, há medicamentos para tratar os sintomas. Nas últimas três décadas, as pesquisas proporcionaram uma compreensão muito mais profunda sobre como a enfermidade afeta o cérebro. Atualmente, os pesquisadores continuam a buscar tratamentos mais eficientes e a cura, além de formas para impedir o Alzheimer e melhorar a saúde cerebral.


 Fibromialgia


A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a doença tem como sintomas a fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.


Segundo especialistas, de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres e não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.


A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. Como qualquer enfermidade crônica, não há cura para a fibromialgia, apenas tratamento para controlar os sintomas.


 Fevereiro Laranja


A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Existem mais de 12 tipos de leucemia. Esse tipo de câncer tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.


Os principais sintomas decorrem do acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção das células sanguíneas normais. A diminuição dos glóbulos vermelhos ocasiona anemia, cujos sintomas incluem fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros.


Na maior parte das vezes, os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentam nenhum fator de risco conhecido que possa ser modificado. Por isso, a maioria dos casos de leucemia não pode ser evitada. No entanto, o tabagismo se correlaciona com aumento do risco de Leucemia Mieloide Aguda (tipo mais comum e mais agressivo da doença).


A leucemia pode ser tratada com as seguintes opções:



  • Quimioterapia;

  • Imunoterapia;

  • Radioterapia;

  • Transplante de medula óssea;

  • Associação de diferentes tratamentos (dependendo do tipo de leucemia que a pessoa possui, e da fase em que a doença se encontra).


 O mês de fevereiro é dedicado para alertar sobre essas doenças, e é importante ressaltar que para quem convive com qualquer dessas enfermidades todo tratamento deve ser seguido cautelosamente.


 Fontes:


Ministério da Saúde


Instituto Nacional de Câncer- INCA