Conforme informações publicadas pelo Ministério da Saúde, o Brasil está enfrentando um novo aumento na incidência de quadros gripais, ocasionados por infecções pela nova variante Ômicron, Influenza ou ainda, por ambos os agentes. No entanto, é importante manter a calma e seguir todos os protocolos de prevenção. Uma analise feita pela Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz aponta que o Brasil conseguiu imunizar 75% da população, com a primeira dose da vacina.


Embora a vacinação contra a Covid -19 siga avançando, os protocolos de prevenção devem ser seguidos minunciosamente. Dados coletados, desde o início das imunizações, confirmam que as vacinas são seguras e evitam a hospitalização e o óbito em mais de 90% dos casos, mas não o contágio e a transmissão do vírus. Dessa forma, além de seguir o esquema completo de imunização, é necessário manter as medidas de prevenção.


COMO SE PREVENIR?



  • Vacine-se ou complete o esquema vacinal da Covid-19;

  • Use máscara! Especialmente em locais fechados;

  • Mantenha uma distância segura de outras pessoas;

  • Use sabão e água ou álcool em gel;

  • Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados;

  • Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

  • Fique em casa se você sentir indisposição.


 


O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE COVID-19 OU GRIPE?


Primeiro de tudo é manter a calma e observar bem os sintomas. É importante ressaltar que os sintomas, tanto da Covid-19, quanto da gripe, podem variar de pessoa para pessoa e dependendo da intensidade da infecção. Então fique atento a dor de garganta ou de cabeça, dores pelo corpo, febre, tosse (geralmente seca), coriza, congestão nasal e mal-estar, dificuldade para respirar, perda de olfato ou paladar, entre outros sinais.


Caso esteja sentindo os sintomas acima, procure imediatamente um profissional de saúde para avaliação médica. Considerando a alta procura por atendimentos médicos, caso seja possível, evite os atendimentos em pronto-socorro, além de se proteger e evitar exposições desnecessárias evita a sobrecarga do sistema médico-hospitalar.


O TELEATENDIMENTO SALVA VIDAS!


A telemedicina  tem sido uma alternativa constante e viável para consultas relacionadas à saúde durante a crise sanitária causada pela Covid-19 no sistema de saúde do Brasil. Caso precise de atendimento, consulte o seu médico de referência ou acione o serviço de telemedicina da Casembrapa. Um de nossas parceiras para a realização de atendimento via telemedicina é a Nav, uma plataforma online de saúde integral que funciona 24h todos os dias. Conheça mais sobre a Plataforma Nav  e Consulte aqui a lista de nossos demais parceiros. Em situações de emergência e diante da piora do quadro, como falta de ar, cansaço extremo, febre alta e persistente, procure um hospital imediatamente.


Lembre-se de seguir rigorosamente o esquema completo de imunização e as medidas preventivas que são o melhor caminho para evitar quadros graves, bem como o esgotamento do sistema de saúde.  A prevenção é sempre o melhor remédio. Proteja-se!