O mês de dezembro chegou e com ele veio o Dezembro Laranja e Vermelho. Estas cores representam duas lutas que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e o combate à AIDS.


Dezembro Laranja


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou a campanha Dezembro Laranja em 2014 com o objetivo de estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais incidente entre a população: 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).


O filtro solar, segundo a SBD, não é a única forma de prevenção. Para quem trabalha diariamente exposto ao sol, é indicado a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo (FPS) 30.


Você sabia que o câncer de pele é o câncer com maior incidência no Brasil? Ele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país e, por esse motivo, é de extrema importância o cuidado com a pele, principalmente no Verão.


Dezembro Vermelho


O mês de dezembro também é dedicado a prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. A lei foi sancionada em dezembro de 2017 e a campanha possui um conjunto de atividades focando a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.


O que é AIDS? Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos. O vírus pode ser transmitido através do esperma, secreção vaginal, sangue ou pelo leite materno.


Entre os sintomas estão fraquezas, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, rápido emagrecimento, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares.


Para evitar o vírus é necessário:


– Utilizar camisinha durante a relação sexual;


– Exigir material descartável ou esterilizado em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearias, serviços de manicure e estúdios de piercing e tatuagem;


– Não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas e seringas;


– Utilizar luvas ao manipular feridas e líquidos contaminados;


– Grávidas: façam teste HIV no pré-natal e, caso o resultado dê positivo, o médico orientará do procedimento para que a gravidez seja segura para o bebê.


Você sabia que no Brasil a estimativa é que 920 mil pessoas vivem com HIV? Infelizmente a Aids ainda é vista como um grande tabu na sociedade e, por isso, muitas vezes as pessoas não procuram as unidades de saúde para fazer o teste de detecção da doença por medo ou preconceito.


 


A prevenção é a melhor forma de cuidar de você e do próximo.


Cuide-se! 🧡❤️ #DezembroLaranja #DezembroVermelho