A amamentação é fundamental para a saúde dos recém-nascidos, pois é o primeiro alimento da nossa vida logo quando chegamos ao mundo. O mês de agosto foi escolhido para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e por isso ficou definido como Agosto Dourado. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.



 É por meio dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil, como divulga a Organização Mundial de Saúde (OMS).


 A amamentação possibilita vantagens tanto para a mãe quanto para o bebê.  Por isso, confira 3 benefícios do leite materno:



  •  Rico em nutrientes: o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.



  •  Diminui a ansiedade da mãe: durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O momento, consequentemente, faz com que a mãe se acalme e desfrute da maternidade. 



  • Maior contato com a mãe: o vínculo mãe-bebê é fortalecido no momento da amamentação, pois a primeira relação social do bebê seria com a figura da mãe, representada pelo seio materno. O leite, o calor e o contato com o corpo da mãe, seu cheiro (que ele reconhece) e o som dos batimentos cardíacos o instigam.


Fonte: Ministério da Saúde