Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento correto do mal de Alzheimer, lúpus e fibromialgia, foi criada a campanha “Fevereiro Roxo”. As três patologias têm em comum o fato de não terem cura, por isso é essencial tomar os cuidados necessários para que os pacientes possam ao menos ter conforto e melhor qualidade de vida.


A campanha foi criada em 2014 em Uberlândia, Minas Gerais. Apesar de não haver uma programação oficial, associações médicas, ONGs e secretarias de Saúde de municípios e unidades da federação realizam atividades para conscientização e mutirões de atendimento. Por causa da pandemia pelo coronavírus, em 2021 o Fevereiro Roxo deverá ter mais ações pela internet, nas redes sociais e nos canais de comunicação das organizações envolvidas.


Quanto mais cedo for feito o diagnóstico correto das doenças, maiores são as chances de o paciente ter o mínimo de sofrimento. Isso porque em geral o próprio organismo reage melhor ao tratamento dos sintomas ou pode até mesmo retardar o surgimento desses sinais.


Mal de Alzheimer


Doença que se manifesta a partir dos 60 anos, destrói as células do cérebro e evolui de forma lenta e progressiva, podendo causar perda da capacidade cognitiva ou da memória e também levar à demência. O Alzheimer pode ser leve, moderado ou grave. Na fase leve, o uso de medicação adequada impede maiores problemas, permitindo ao paciente uma vida próxima do normal, sem prejuízo significativo nas atividades do dia a dia.


Acredita-se que 10% dos casos tenham relação com a genética, mas ainda é desconhecida a causa da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35,6 milhões de pessoas no mundo sofrem desse mal. A estimativa é de que esse número dobre em 2030. Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) afirma que 1,2 milhão de brasileiros já sofrem os efeitos da neurodegeneração.


Entre os principais sintomas, estão a perda de memória, confusão mental e dificuldade para se lembrar de atividades simples do dia a dia e para manter conversas e linhas de raciocínio. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis ao longo de toda a vida, especialmente para evitar a demência. Os médicos orientam ao controle de doenças prévias, como hipertensão, diabetes e obesidade, combate ao sedentarismo (prática regular de atividade física), combate ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool e a realização de atividades que estimulem a memória, como a leitura e a realização de jogos e de novas tarefas.


 


Lúpus


Essa doença faz com que o sistema imunológico ataque as células saudáveis do próprio corpo, na pele, nas articulações, nos rins e no cérebro. Se não forem tratados adequadamente, casos mais graves de lúpus podem levar à morte.


Os principais sintomas são dores articulares ou no peito durante a respiração, confusão mental, perda de memória, manchas avermelhadas na pele, febre persistente e fadiga. Pessoas de todas as idades e de ambos os sexos podem sofrer com a doença, mas a faixa etária mais afetada é aquela entre 20 e 45 anos.


A causa da doença ainda é desconhecida, mas há estudos relacionando uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais, por isso é indicada a adoção de hábitos saudáveis de vida, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos regulares.


 


Fibromialgia


Doença reumatológica caracterizada pelo surgimento de dor crônica e generalizada, também apresentando sintomas como fadiga e alterações de sono, de memória ou de humor. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), 3% da população brasileira sofrem desse mal, que acomete principalmente mulheres em idade adulta.


Apesar de inúmeros estudos, a forma como a doença se manifesta ainda é desconhecida pelos cientistas. Nos casos em que não há tratamento, o quadro pode evoluir para a incapacidade física ou a limitação funcional.


Para evitar maiores consequências, a orientação dos especialistas é procurar o médico para a realização do tratamento adequado, assim que surgirem os sintomas (dores crônicas por todo o corpo, sensibilidade nas articulações e distúrbios do sono). Uso de medicamentos, fisioterapia e acupuntura estão entre os procedimentos mais adotados, com bons resultados na busca por melhor qualidade de vida.


A prevenção passa pela prática regular de exercícios físicos durante toda a vida, que melhora o condicionamento cardiorrespiratório e permite ao corpo reagir melhor à dor. Os médicos atentam para a importância de manter uma boa qualidade de sono e a adoção por atividades que reduzam o estresse.



 


Fonte: Ministério da Saúde/ Secretaria de Saúde do DF