“Invista na sua saúde mental e na saúde mental de todo mundo.” Esse é o lema do Janeiro Branco 2021, campanha anual que incentiva as pessoas a cuidarem do bem-estar mental para prevenir transtornos e doenças de mente e corpo. Para a edição deste ano, o intuito é propor um grande pacto para termos um mundo melhor, com mais harmonia e mais paz nas relações sociais.


A campanha é direcionada a pessoas e instituições do mundo todo. A ideia é que todos atuem para garantir, de forma individual e coletiva, “que todos os seres humanos tenham acesso ao que protege, impulsiona, qualifica e fortalece as suas saúdes mentais”.


Nesta edição, a organização que está à frente da campanha orienta as pessoas a se questionarem em suas casas, no trabalho, no trânsito e em outros ambientes que frequentam: o que você faz para cuidar da sua saúde mental? Como você pode investir na sua saúde mental e na saúde mental das pessoas com as quais você se relaciona? Como você pode fazer o mesmo até em relação às pessoas com as quais você não se relaciona?


Dessa forma, todos podemos atuar como “agentes de saúde mental” nas vidas de todas as pessoas, “como seres políticos e sociais, também podemos cobrar das autoridades públicas mais projetos, mais iniciativas e mais políticas públicas em benefício de um mundo com mais saúde mental”.


Cuidando da mente
Estar atento à saúde mental não quer dizer tratar apenas de transtornos e doenças da mente, mas também prevenir o surgimento de males por meio de bons hábitos no dia a dia, nas atividades do trabalho, em casa, nas redes sociais, tendo consciência do quanto tudo isso transforma a nossa própria vida.


Reservar um tempo para si, para as próprias realizações, é o primeiro passo para garantir uma boa saúde mental. Todos temos essa necessidade, então não podemos viver conforme os padrões de outras pessoas. E para que tenhamos condições de fazermos aquilo que temos vontade também é essencial cuidar da saúde de forma geral, com prática de exercícios físicos com regularidade, de atividades de lazer, boa alimentação e evitando o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


As relações humanas também têm papel fundamental. É preciso estar atento para que nossos pensamentos e o convívio com as pessoas, real ou virtual, não representem risco. Devemos buscar o equilíbrio para que aquilo que não sair como desejamos não tenha impacto negativo tão significante em nossas vidas.


Mais do que é isso, é preciso fortalecer as relações interpessoais para termos a real noção do nosso papel na sociedade e do papel dos outros na nossa vida. Isso pode ajudar no momento em que houver alguma dificuldade, pois temos a chance de saber como agir ou a quem recorrer.


Com esses cuidados, a chance de um início de ano com boa saúde mental é maior. É assim que poderemos fazer com que os benefícios abordados pela campanha Janeiro Branco possam estar em nossas vidas pelo ano inteiro.