Em tempos de luta contra a propagação do coronavírus, a prevenção à hipertensão pode salvar vidas. O quadro é um dos fatores de risco para morte em pacientes com Covid-19. A conscientização sobre a importância de se combater a doença é fundamental não apenas nesses casos, tanto que desde 2005 é comemorado em 17 de maio o “Dia Mundial da Hipertensão”.


A hipertensão ocorre quando o sangue é impulsionado pelo coração para todo o corpo de forma mais intensa do que o normal, podendo levar a danos nas paredes das artérias, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Pacientes com o quadro precisam tomar ainda mais cuidado com o coronavírus, especialmente se fizerem parte de outros grupos de risco, como os que agregam idosos e pessoas com doenças cardiovasculares, doenças respiratórias ou diabéticos.


Os estudos sobre as complicações na relação entre a hipertensão e a infecção pelo Covid-19 ainda não estão claros, mas eles apontam que existe maior risco de complicações nos pacientes com doenças cardíacas, com obesidade, diabetes e doenças respiratórias, afirma o vice-presidente da SBH, Luiz Bortolotto.


No Brasil, a hipertensão é uma das doenças apontadas como principais causas de morte. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostra que em 2017 o país teve 141 mil mortes por hipertensão ou causas a ela atribuídas. Foram 386 óbitos por dia naquele ano.


Para evitar maiores consequências, Bortolotto orienta pacientes hipertensos a evitar aglomerações, usar máscaras e álcool 70% e manter bons hábitos de higiene, sobretudo para as mãos.Também é recomendado tomar as vacinas, incluindo a antigripal, evitar o estresse, o fumo e tentar controlar a ansiedade.


“O ideal é manter a pressão arterial controlada, tomando a medicação receitada, manter uma dieta equilibrada, com redução do consumo de sal e de alimentos industrializados, praticar exercícios físicos, mesmo que dentro de casa, e cumprir o isolamento.”

Doença silenciosa
Falta de ar, dor de cabeça frequente, palpitações, tontura e visão alterada estão entre os sinais mais comuns da doença, mas um paciente pode ter problema sem apresentar sintomas e só descobrir o quadro quando houver um prejuízo maior. Por isso é tão importante prevenir.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo exagerado de sódio (sal), como tempero ou em produtos industrializados, é o principal “inimigo” da pressão em níveis saudáveis. Para se ter uma ideia, no Brasil a ingestão média é de 12 gramas por pessoa ao dia, mais do que o sobro dos 5 g/dia sugeridos pela organização. Obesidade, histórico familiar e envelhecimento também estão associados ao desenvolvimento da hipertensão.