Praticar exercícios físicos regularmente é uma das atividades que estão em todas as listas de hábitos saudáveis, juntamente com a manutenção de uma alimentação equilibrada. Vale pedalar, caminhar, correr, praticar esportes, ir à academia. O importante é não ficar parado.


Ter o costume de colocar o corpo em movimento é tão essencial que o “Dia Mundial da Atividade Física”, comemorado em 6 de abril, acontece na mesma data que o “Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”.


Médicos, educadores físicos e outros especialistas sempre orientam a procurar uma atividade que possa ser realizada com constância, de preferência que traga prazer, para reduzir as chances de a pessoa abandonar a prática. Prefira os exercícios ao ar livre, mas tenha consciência de que os benefícios da prática são imensos mesmo em locais fechados.


Segundo o Ministério da Saúde, a prática regular de atividade física auxilia na prevenção de doenças como as cardiovasculares, diabetes e diversos tipos de câncer, entre outras, e ainda auxilia na manutenção do peso. O hábito também proporciona a sensação de bem-estar e pode ser um aliado na prevenção da ansiedade e da depressão.


Pessoas que praticam algum tipo de atividade física por 30 minutos diários, de 3 a 5 vezes por semana, aliada à boa alimentação e consumo de água, tem a vida prolongada em relação às pessoas sedentárias. A recomendação é de que o exercício seja feito com orientação médica, para evitar cargas inadequadas e possíveis problemas de saúde. Também é preciso que haja um intervalo semanal de 24 horas, para que o corpo tenha um período satisfatório de descanso.


Para completar o “combo da boa saúde”, a dica é não fumar e evitar o consumo bebidas alcoólicas e refrigerantes, gorduras saturadas ou de origem animal, sal, açúcar e alimentos ultraprocessados e com conservantes.