Uma das melhores mensagens que podemos passar às mulheres é a de que elas se valorizem, procurem se conhecer melhor e tomem todos os cuidados para manter sua saúde física e mental. Para mais qualidade de vida e as melhores condições para aproveitar seus momentos, listamos abaixo algumas dicas que podem ser muito úteis não apenas para o dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.


1 – Mantenha alimentação equilibrada. Prefira alimentos naturais, livres de gorduras saturadas. Evite comida industrializada, devido ao alto teor de sal, gordura e açúcar. Beba bastante água.

2-Evite o cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


3- Cuide da sua saúde mental. Faça atividades que lhe deem prazer. Pode ser meditação ou aquele curso que a faça sentir-se bem. E ao identificar sintomas como ansiedade, insônia, estresse, depressão ou outro transtorno mental, busque ajuda profissional.


4 – Pratique exercícios regularmente.


5 – Procure cuidar da higiene do seu sono de forma adequada. Esse período de repouso é essencial para a manutenção do seu corpo.


6 – Faça visitas regulares ao ginecologista. Pergunte ao médico quando é o melhor momento de procurar especialistas de outras áreas, como o endocrinologista e o cardiologista. Realizar exames preventivos é muito importante. Durante as consultas regulares, por exemplo, é possível se submeter ao Papanicolau (essencial para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero), à mamografia (para detectar câncer de mama) e outros procedimentos, como a ultrassonografia (de mamas, transvaginal, tireoide, abdômen).


7 – Previna-se contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) /HIV. O contato sexual desprotegido é responsável por diversos males causados por vírus, bactérias ou outros microrganismos. O uso de preservativo, feminino ou masculino, é a forma mais eficaz de evitar essas doenças e também pode evitar gravidez indesejada.


8 – Em caso de abuso ou violência, busque ajuda! A violência contra as mulheres afeta cidadãs de todas as classes sociais e ambientes. Se você está passando por alguma situação que não agrada, converse com pessoas de sua confiança e vá até um serviço de saúde mais próximo, para pedir ajuda e tirar dúvidas.


9 – Utilize práticas saudáveis para os sintomas comuns durante os ciclos menstruais e no climatério/menopausa. Se quiser, busque ajuda também na medicina alternativa, que pode oferecer práticas para trazer o bem-estar nesses períodos.


Fonte: Ministério da Saúde