Está chegando mais um verão e com ele a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida no mês de dezembro, desde 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A campanha batizada como “Dezembro Laranja” visa conscientizar e informar a população sobre os perigos da exposição solar sem proteção e demonstrar as formas de prevenção.


Todo ano o tema da campanha é renovado e em 2019 o tema “Sinais do Câncer de Pele – um sinal pode ser câncer de pele” foi elaborado para alerta no diagnóstico e tratamento precoce da doença. E com isso alertar e espalhar atitudes de foto proteção.


A doença quando descoberta em estágio inicial, tem mais de 90% de chances de cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo da doença que mais afeta os brasileiros, com cerca de 180 mil casos novos da doença por ano. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele.


A exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco. A doença pode se manifestar com o aparecimento de pinta ou mancha de cor acastanhada ou enegrecida, pápula ou nódulo avermelhado ou da cor da pele e perolado, ou como uma ferida que não cicatriza.



Apesar de ser diagnosticado em diferentes idades e em qualquer tipo de pele, esse tipo de tumor é facilmente prevenível. Os cuidados são básicos: exposição ao sol em horário adequado, o uso de protetor solar e a ida ao dermatologista ao menos uma vez ao ano.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem regularmente e que consultem um dermatologista em caso de suspeita. E alerta: ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.