Novembro é o mês em que a comunidade médica, órgãos governamentais e diversas instituições buscam chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo de tumor mais comum entre os homens, exceto o câncer de pele. É para incentivar os cuidados com a saúde masculina que se realiza durante o período a campanha “Novembro Azul” - o diagnóstico precoce possibilita até 90% de chance para a cura de um tumor.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018 foram 68,2 mil novos casos da doença no Brasil – uma estimativa de 66,12 incidências por cada grupo de 100 mil pessoas. A entidade informa que são 14 mil mortes pelo tumor a cada ano.


Um dos principais motivos para a campanha pela prevenção é que culturalmente os homens procuram tratamento médico de forma tardia, quando problemas de saúde já estão instalados. Especialistas afirmam que este é um dos fatores que contribuem para que os homens vivam, em média, sete anos a menos do que as mulheres.


Diagnóstico precoce
A orientação é procurar um médico e realizar exames em caso de sintomas como dificuldade para urinar, micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, presença de sangue na urina e disfunção erétil, entre outros, especialmente em pacientes acima dos 40 anos.


Para a detecção do câncer de próstata, a recomendação é de que se realize o exame de toque e também o de sangue (PSA – Antígeno Prostático Específico) a partir dos 40 anos para quem tem casos da doença na família e 45 anos para os demais homens.


Prevenção
Manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, restringindo o consumo de gordura, é uma dica dos especialistas para evitar o surgimento de tumores. A recomendação é de que outros hábitos considerados saudáveis, também devem ser adotados.


Entre eles estão a realização de atividade física regular, a manutenção do peso adequado à altura e a redução do consumo de álcool. O cigarro é um dos principais inimigos da saúde, em especial quando se fala em tumores, portanto a dica é não fumar.

O Ministério da Saúde chegou a lançar, com apoio técnico do Inca, a página “Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção” na internet. Outra fonte de informação sobre o tema é a cartilha “Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?”, também elaborada pelo instituto.