A coleta dura cerca de uma hora e retira-se apenas a plaqueta, um componente do sangue formado na medula óssea que ajuda no processo de coagulação sanguínea. As doações são utilizadas principalmente em pacientes com dengue hemorrágica, linfomas, leucemias e em pós-operatórios.


Outras informações ligue 160 – Opção 2 ou (61) 3327-4424


SEMPRE BEM-VINDAS – Quem tem sangue tipo O negativo também pode colaborar. Doações de pessoas desse tipo sanguíneo são sempre bem-vindas no hemocentro. O grupo sanguíneo é considerado doador universal, por possuir compatibilidade abrangente, e pode ajudar em um número maior de casos. O Hemocentro recebe doações de segunda à sábado, das 7h às 18h.


LEITE MATERNO – Mães do Distrito Federal também podem ajudar. Os bancos de Leite Humano do DF estão com estoques baixos e, por isso, precisam de mais doações. De acordo com a Secretaria de Saúde, houve uma queda de 21% nas doações de leite materno neste ano em relação ao ano passado.


As mães que quiserem contribuir podem ir a um dos postos de coleta em São Sebastião, Samambaia, ou no Hospital São Francisco, na Ceilândia, ou ligar para o número 160, opção 4, para que o Corpo de Bombeiros busque a doação em casa.


 


Fonte: Radioagência Nacional