O tema da campanha é: “Do Campo à Mesa, Torne a Comida Segura”. Segundo a OMS, por ano, são registrados 582 milhões de casos de doenças geradas por alimentos que estavam impróprios para o consumo, com 351 mil mortes associadas.


A Rádio ONU entrevistou o especialista em infecções alimentares da Organização Panamericana da Saúde, Opas. De Washington, Enrique Perez explicou que cinco atitudes muito simples podem evitar contaminações.


“Manter a limpeza da superfície de contato dos alimentos na cozinha, que deve estar limpa e desinfectada. A segunda (ação é evitar) um erro que cometemos muito nas casas, que é misturar os alimentos que estão cruz com os que já foram cozidos; fazer uma cocção completa dos alimentos; manter os alimentos em temperatura segura e sempre utilizar água segura. Essas cinco chaves são essenciais para evitar as doenças de transmissão alimentária.”


Segundo o especialista da Opas, Enrique Perez, os alimentos sempre devem ser armazenados abaixo dos 5° Celsius e serem servidos, quentes, numa temperatura acima dos 60° Celsius.


O secretário-geral da ONU também divulgou uma mensagem neste Dia Mundial da Saúde. Ban Ki-moon destacou que a comida contaminada pode causar mais de 200 doenças incluindo diarreia e até câncer.


Ban avalia que mudanças na maneira como a comida é produzida, distribuída e consumida, geram resistência de bactérias e dificultam o controle desses agentes durante o comércio dos alimentos.


O chefe da ONU lembra que todos envolvidos na produção, distribuição e preparo dos alimentos têm um papel para evitar as contaminações. Ban Ki-moon pede aos governos que informem a importância da segurança alimentar aos cidadãos e para que os setores da saúde, da agricultura e do comércio trabalhem em conjunto.


Fonte: Rádio ONU


OMS estima 2 milhões de mortes por comida e água contaminadas