Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS)

IDSS - TISS

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.


Nova metodologia: IDSS - TISS

O uso do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para o processamento dos indicadores do IDSS, a partir do ano-base 2017, marcou nova etapa do Programa, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros.

Dessa forma, a nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

As notas atribuídas pelo Programa de Qualificação da ANS são apuradas de acordo com a média ponderada dos índices de desempenho das operadoras. Foram utilizados os seguintes indicadores como critérios de avaliação:

IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde A valiação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

IDGA – Garantia de Acesso Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

IDSM – Sustentabilidade no Mercado Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

IDGR – Gestão de Processos de Regulação Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) – 2016
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo os critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2016 (Ano-Base 2015) para avaliação das operadoras de saúde, informamos que: A Casembrapa obteve pontuação de 0,7436, sendo 1,0 o valor máximo a ser atingido.



Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) – 2017
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo os critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2017 (Ano-Base 2016) para avaliação das operadoras de saúde, informamos que: A Casembrapa obteve pontuação de 0,7123, sendo 1,0 o valor máximo a ser atingido.



Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) – 2018
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo os critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2018 (Ano-Base 2017) para avaliação das operadoras de saúde, informamos que: A Casembrapa obteve pontuação de 0,4591, sendo 1,0 o valor máximo a ser atingido.



Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) – 2019
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo os critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2019 (Ano-Base 2018) para avaliação das operadoras de saúde, informamos que: A Casembrapa obteve pontuação de 0,7461, sendo 1,0 o valor máximo a ser atingido.



Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) – 2020
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo os critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2020 (Ano-Base 2019) para avaliação das operadoras de saúde, informamos que: A Casembrapa obteve pontuação de 0,7066, sendo 1,0 o valor máximo a ser atingido.




Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) – 2021
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo os critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2021 (Ano-Base 2020) para avaliação das operadoras de saúde, informamos que: A Casembrapa obteve pontuação de 0,6879, sendo 1,0 o valor máximo a ser atingido.



Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) – 2022
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo os critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2022 (Ano-Base 2021) para avaliação das operadoras de saúde, informamos que: A Casembrapa obteve pontuação de 0,8182, sendo 1,0 o valor máximo a ser atingido.


;