Casembrapa e Ceres promovem o Dia do Aposentado
A saúde dos aposentados ganhou o foco das atenções no evento realizado nesta terça-feira, dia 24, na sede da Ceres. O Dia do Aposentado contou com a participação de representantes da Embrapa, Ceres, Casembrapa, Anapec e Sinpaf.
Presente na cerimônia de abertura, a presidente em exercício da Embrapa, Vânia Castiglione, destacou a relevância de encontros entre os aposentados. “O modelo realizado hoje poderia ser repetido anualmente”, apontou a presidente.
A presidente da Casembrapa aceitou a sugestão com entusiasmo. “Atualmente, 13.25% dos beneficiários da Casembrapa são aposentados. É uma parcela grande e que necessita de atenção e cuidado especial”, afirmou.
Sonisley Santos Machado também destacou que esta é a primeira de uma série de ações fruto da parceria entre Casembrapa e Ceres. “Ainda este ano iremos iniciar vários projetos e ampliar a parceria com as instituições que compõem a Rede Viva”, destacou.
PARCERIA CONSTRUTIVA
Após a cerimônia de abertura, os participantes dispuseram do atendimento das instituições apoiadoras do evento. O Hospital Ana Nery, Laboratórios Sabin, Centro Brasileiro da Visão (CBV), Sodexo e o Instituto de Medicina e Psicologia Integradas (Impi) ofereceram serviços gratuitos de nutrição, oftalmologia, teste de glicemia e aferição de pressão.
Ainda no período da manhã, o geriatra Celso Viana, do Hospital Anna Nery, e o psiquiatra Tiago Pereira Damasceno, do Impi, conversaram com o público sobre a importância da saúde mental para a saúde física. “Não podemos nos aposentar da vida”, foi a palavra de ordem entre os aposentados, que participaram da atividade, contando de suas experiências de vida e dos caminhos que têm buscado para a longevidade.
No período da tarde, foram os aposentados que subiram ao palco, ainda que metaforicamente, para contarem dos projetos pessoais e profissionais que têm tocado. O gosto pelo forró, a realização do projeto engavetado na ativa, a atuação em empresas e ONGs foram citadas como ações motivadoras fundamentais para a saúde plena. Ao final do evento houve o sorteio de brindes e uma pequena confraternização entre os participantes.
PROJETO DE ATENÇÃO AO APOSENTADO
Na ocasião, Sonisley Santos Machado pontuou que o plano de saúde tem desenvolvido um projeto, ainda embrionário, de periódico para os que já estão fora das salas de trabalho.
“Enquanto está na ativa, o empregado da Embrapa participa do PCMSO [programa de controle médico da saúde ocupacional] onde tem a saúde acompanhada periodicamente. Na aposentadoria, o beneficiário deixa de realizar o acompanhamento e corre riscos maiores de desenvolver doenças crônicas”, explica.
O Periódico do Aposentado pretende ser um programa de estímulo ao acompanhamento da saúde na aposentadoria, promovido pelo plano. A ideia foi agraciada pela presidente da Embrapa, em exercício, Vânia Castiglione.
Lançamento da Cartilha da Ouvidoria...
Outubro Rosa: Cuide da sua saúde, c...
Setembro Amarelo: Mês de Conscienti...
Agosto Dourado: Mês do Aleitamento...
Campanha de renovação de dependente...