Manifestações na Ouvidoria apontam resultado de conquistas da operadora
Anualmente a Casembrapa, assim como as demais operadoras de autogestão do Brasil, envia à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias (REA). Esse documento, que agrega informações sobre a atuação do setor, é utilizado como um termômetro da relação entre plano de saúde e beneficiários.
Este mês a Casembrapa produziu o REA referente ao ano de 2015, que foi encaminhado à ANS no dia 15. Os números no relatório apresentam a redução de 64,4% nos registros de reclamações, que caiu de 292 em 2014 para 104 em 2015.
As queixas mais expressivas em 2014, sobre a cobertura assistencial do plano (63 manifestações) e a rede credenciada (72 manifestações) tiveram redução acentuada em 2015, chegando a 24 manifestações, no caso de cobertura assistencial e 12 manifestações, quando o assunto é a Rede Credenciada do plano de saúde.
O número de manifestações, como um todo, também foi bem menor. Em 2014 a Ouvidoria da Casembrapa registrou 659 manifestações, já em 2015 esse número reduziu para 210, uma margem de diminuição de 68,13%.
“O ano de 2015 foi marcado por uma série de conquistas para a Casembrapa, tais como a recuperação financeira do plano e a implantação do demonstrativo individual do associado, por exemplo. Esses progressos parecem já ter interferido positivamente na construção de uma melhor imagem do plano de saúde para os usuários”, afirma a presidente do plano, Sonisley Santos Machado.
Apesar da queda no número de manifestações, a Ouvidoria tem sido utilizada por diversos associados como um canal de atendimento, haja visto que dos 1266 e-mails recebidos durante o ano de 2015, somente 210 se enquadram em manifestações relativas ao setor.
“Para 2016, com a implantação da Central de Atendimento, creio que ficará mais fácil o acesso do associado à operadora e consequentemente o uso da Ouvidoria como um canal de segunda instância, que deve ser acionado quando o associado não recebe resposta às solicitações realizadas”, comenta o diretor Administrativo Cássio Costa da Silva Curi.
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