Retrospectiva 2014
Casembrapa faz balanço do ano de 2014
2014 foi um ano de forte impacto para a Casembrapa, que gerencia o Plano de Assistência Médica (PAM) com mais de 27 mil vidas. Frente às dificuldades financeiras que já se avizinhavam e a alta expectativa de seus associados, a Diretoria Executiva da Casembrapa intensificou ainda mais o tripé da transparência, da gestão eficaz e da confiança.
“Ter esses princípios como norte ajudou por demais a enfrentar as dificuldades”, assegura a presidente da empresa, Sonisley Machado. “Investimos na busca de dados e informações reais sobre a situação financeira da Operadora, e vimos que sem o engajamento da patrocinadora Embrapa e dos associados, não teríamos como enfrentar a difícil situação financeira pela qual a empresa estava passando”.
Reajuste emergencial na mesa de negociações
Diante de um quadro crítico, no raiar de 2014, a Casembrapa deu início a uma série de conversas com a diretoria da Embrapa e com os representantes da Operadora nas Unidades, ouviu especialistas e propôs um reajuste que pudesse recuperar o caixa da empresa, evitando a sua falência. “O momento mais crítico”, lembra o diretor financeiro, Júlio Cézar Pereira, “Foram os meses de abril, maio e junho, com a indefinição do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Embrapa.”.
O reajuste emergencial proposto sobre as participações dos associados e da patrocinadora estava na mesa das negociações salariais. “Um fator decisivo foi, sem dúvida, a articulação e a transparência das informações que resultaram em um reajuste mais adequado para os empregados”, pondera Cássio Curi, diretor administrativo da Operadora. Na época, a negociação entre a Embrapa e o SINPAF, elevou a um valor maior do que o proposto inicialmente pela Casembrapa para a Patrocinadora e reduziu o percentual de contribuição mensal proposto para o empregado. Coube a Embrapa o valor de R$142,00 por pessoa e ao associado um aumento da contribuição para 3%.
Renegociações de dívidas abre oportunidade para o associado quitar débitos
Paralelamente à articulação do reajuste emergencial, a Diretoria Executiva da Casembrapa iniciou um amplo levantamento da inadimplência, mapeou os débitos e lançou o Programa de Regularização de Débitos. Essa estratégia visou garantir ao associado as condições adequadas para a renegociação das dívidas, fruto do não pagamento de mensalidades e de coparticipação entre 2009 e 2013. Nesse esforço o resultado foi a queda do número de inadimplentes em 70% (de 6.033 para 1.839), em sete meses, reduzindo o débito total de R$ 8.297.170,85 em maio de 2014 para R$ 4.111.291,76.
As penalidades previstas no regulamento, conforme anunciado, foram aplicadas resultando em 850 associados titulares excluídos do Plano de Saúde e 989 suspensos até que regularizem os débitos. A recuperação dos débitos do grupo de devedores remanescentes está sendo negociada pela empresa de Cobrança Emcob, com inscrição dos devedores no SERASA. Como último recurso, aqueles que não fizerem a negociação junto a empresa de cobrança, serão encaminhados para cobrança judicial.
Programa de Recuperação de Débitos
- Queda da inadimplência em 70%
- Exclusão de 850 associados titulares
- Suspensão de 989 associados titulares
- Inscrição no Serasa
- Adoção de cobrança ativa por meio de empresa de cobrança Emcob
- Cobrança judicial para os que não saldarem os débitos
ANS monitora Casembrapa
A Casembrapa encerrou o segundo semestre do ano com boas perspectivas de equilíbrio nas suas contas devido ao aumento emergencial e das ações de regularização dos débitos com a Operadora. Porém, a intensificação da crise financeira no primeiro semestre do ano provocou prejuízos além dos financeiros. Por conta do agravamento da situação financeira, que já vinha sendo sinalizada desde 2011, a Agência Nacional de Saúde (ANS) voltou a notificar a Casembrapa sob a ameaça de instauração de Direção Fiscal.
No segundo semestre, Casembrapa se viu obrigada a assinar um termo de assunção de obrigações financeiras (TAOF) com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), se comprometendo adotar medidas de austeridade e a recuperar, em dois anos, o equilíbrio financeiro da empresa, o que inclui a reconstituição das reservas.
No final do semestre, a presidente e o diretor financeiro reuniram-se com a Diretoria Adjunta de Normas e Habilitação de Operadoras (DIOPE), apresentou documentação atualizada das informações contábeis e financeiras da Operadora, que resultou na aprovação da TAOF assinada, evitando assim a instalação da direção fiscal da ANS sobre a Operadora.
Casembrapa investe na comunicação direta com o associado
Uma estratégia de comunicação focada na transparência foi um dos tripés da gestão da diretoria da Casembrapa. Além de melhorar os veículos de comunicação, a operadora passou a divulgar informações financeiras mensais que nunca haviam chegado aos segurados. Foram divulgadas 41 boletins eletrônicos informativos, atingindo uma média de 51% de abertura por envio.
A partir de abril, os usuários começaram a receber todo mês por e-mail os demonstrativos dos gastos e débitos de cada associado com a Operadora e os balancetes contábeis, em atendimento a solicitação dos seus associados.
As ações de comunicação também ampliaram a possibilidade de interação entre o usuário e a operadora com a implantação da Ouvidoria em janeiro e do novo portal Casembrapa em outubro, ambos atendendo as exigências da ANS.
Casembrapa investe em tecnologia e melhora interação dos beneficiários
Para facilitar a interação entre os beneficiários e o plano de assistência, a Casembrapa investiu em tecnologia, aproximando o plano de todas as pessoas que interagem com ele. A novidade mais marcante foi a evolução da presença online.
Foram realizadas 11 videoconferências: 2 com os associados em geral visando dar informações sobre a situação financeira do Plano de Saúde; 4 com os comitês consultivos, reativados, discutindo novo modelo de plano de saúde; e 5 com os representantes Casembrapa.
Com o lançamento de um novo portal, centralizamos as informações mais importantes para os beneficiários, em um canal de comunicação direta, que irá possibilitar uma maior interação com os associados e prestadores e aumentar ainda mais a transparência na gestão do plano de assistência.
Outra novidade do ano passado foi o lançamento do aplicativo Guia Médico Mobile, uma oferta gratuita da empresa do nosso sistema de saúde, que facilita a consulta à rede credenciada pelos beneficiários via smartphone. Ferramenta que está disponível Play Store e em breve será disponível na App Store.
Outra atividade que também evoluiu foi a implantação do recadastramento de forma eletrônica realizado por 6.500 associados titulares até 31 de dezembro de 2014, uma resposta rápida e aprovada pelos nossos beneficiários.
Casembrapa consolida planejamento estratégico e melhorias com nova marca
Uma nova marca para um novo tempo. Este espírito foi sendo fortalecido na Operadora à medida que os desafios foram vencidos. A proposta foi a de revigorar a Casembrapa, sem perder a sua essência embrapiana. Em 2014, a diretoria aprofundou estudos sobre a percepção da marca Casembrapa e brindou os associados com uma marca nova, fruto do esforço coletivo da equipe Casembrapa que veste a camisa da Operadora.
A necessidade de uma nova marca foi apontada no planejamento estratégico, realizado em 2013 e implantado em 2014. O planejamento deu um norte para o desenvolvimento das atividades do ano, mas o plano de ação planejado para 2014 foi afetado pela crise da situação financeira da Casembrapa. Mesmo sob essas condições, das 49 iniciativas planejadas, 23 foram atingidas, 2 parcialmente atingidas e 7 foram canceladas por falta de recursos financeiros para serem implementadas.
“Toda a equipe amadureceu muito e se uniu mais com as dificuldades. Foi uma grande oportunidade aproveitada ao máximo por nós”, comenta Sonisley Machado, presidente da empresa.
Parcerias estratégicas
Uma das mais frutíferas ações da Casembrapa em 2014 foi a aproximação dos representantes Casembrapa com a Operadora. Ao longo do ano foram realizadas 5 reuniões de trabalho via videoconferências, sempre com o objetivo de antecipar informações e decisões gerenciais, fortalecer a rede e ouvir a opinião do grupo que apoia a Casembrapa nas unidades descentralizadas.
Outra ação importante foi uma maior proximidade da Casembrapa com a Patrocinadora. A Casembrapa passou a ser incluída na agenda de reuniões periódicas com a Diretoria Executiva da Patrocinadora. A presidente esteve em três reuniões com toda a Diretoria Executiva o que veio a trazer uma maior aproximação da Patrocinadora, permitindo um acompanhamento mais próximo das atividades da Casembrapa.
FUTURO: Um novo modelo de gestão do PAM
Os desafios de 2014 levaram à Diretoria Executiva da Casembrapa a elaborar uma ampla consulta para um novo modelo de Plano de Assistência Médica (PAM). A intenção foi a de levantar o maior número possível de informações e opiniões para o desenho de uma nova proposta de Plano. O estudo foi realizado em várias fases durante o ano e culminou com um conjunto de contribuições de diversos atores: comitês consultivos, diretoria da Embrapa, sindicato da category, dirigentes de outras operadoras. As contribuições serão aproveitadas para a elaboração do novo modelo, cuja aprovação é de responsabilidade do Conselho de Administração da Casembrapa.
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