Entenda seu Balancete – Glossário
Entenda os termos mais utilizados na composição de um
balancete financeiro e qual o significado de cada um deles.
Movimento
Corresponde aos valores que entraram e saíram no mês indicado.
Saldo
Saldo acumulado no ano.
1 – Ativo
O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos.
1.2 – Ativo Circulante
Registra a disponibilidade imediata da Entidade (caixa, banco, aplicações financeiras), e títulos a receber (duplicatas a receber).
1.3 – Ativo Não Circulante
São os bens de permanência duradoura (movéis, máquinas e equipamento de informática).
2 – Passivo
O Passivo compreende as obrigações com terceiros e Patrimônio Líquido.
2.1 – Passivo Circulante
Registra as obrigações da Entidade a curto prazo (rede contratada/credenciado, pessoal, tributos, encargos, fornecedores)
2.3 – Passivo Não Circulante
São as obrigações a longo prazo.
2.5 Patrimônio Líquido / Patrimônio Social
São os recursos dos associados aplicados na Entidade; capital + lucro/prejuízo.
3 – Receita
Receita é a entrada bruta de recursos na Entidade.
3.1 – Receitas com Operações de Assistência à Saúde
Receita é a entrada bruta de recursos na Entidade (Participação Embrapa, mensalidade associado ativo/aposentado).
3.3 – Outras Receitas Operacionais PCMSO
Reembolso das despesas com PCMSO da Embrapa.
3.5 – Receitas Financeiras
Entrada de recursos oriundos de aplicações financeiras (Rendimentos).
3.6 – Receitas Patrimoniais
São rendimento obtidos através da utilização dos seus recursos patrimoniais (Aluguel de bens).
4 – Despesas
Despesas são gastos incorridos necessário para prestação de serviços e manutenção da atividade da empresa.
4.1 – Eventos Indenizáveis / Sinistros Retidos
Despesas com consultas, exames e internações deduzido a coparticipação do associado.
4.4 – Outras Despesas Operacionais
São gastos com INSS sobre as notas de cooperativas.
4.5 – Despesas Financeiras
São gastos com aplicações financeiras (IOF e IRRF).
4.6 – Despesas Administrativas
São gastos necessários para manutenção da atividade da empresa.
4.6.1 Despesas com Pessoal Próprio
São gastos com salários, encargos, formação, assistência médica, alimentação e vale transporte dos funcionários.
4.6.2 Despesas com Serviços de Terceiros
São gastos com serviços de advocatícios, auditoria, consultoria eoutros serviços diversos.
4.6.3 Despesas com Localização e Manutenção
São gastos com a manutenção da Entidade (manutenção de bens, telefone, água, luz, telefone, despesas bancárias, sistemas de comunicação entre outras.
4.6.4 Despesas com Publicidade e Propaganda
São gastos publicidade e propaganda.
4.6.5 Despesas com Tributos
São gastos com tributos
4.7. Despesas com PCMSO
São gastos com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
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