O mês de dezembro é marcado por diversas datas que chamam a atenção para a inclusão da pessoa com deficiência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo – o que representa praticamente 1 em cada 7 indivíduos.


As estatísticas mostram que os países em desenvolvimento são os que mais possuem pessoas nessas condições – cerca de 800 mil. No Brasil, são 24% da população, ou cerca de 45 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Os tipos de deficiência podem ser agrupados em cinco categorys: visual, auditiva, motora e mental. A relativa à visão é a mais comum, afetando 18,6% dos brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Em seguida aparecem a motora (7%), a auditiva (5,1%) e a mental (1,4%).


Uma das datas que chama a atenção para a necessidade de inclusão é o “Dia Mundial das Pessoas com Deficiência”, comemorado dia 3 de dezembro. A ideia é incentivar a reflexão e a prática dos melhores métodos para garantir qualidade de vida e dignidade a esse grupo e alertar a população sobre os assuntos relacionados a este tema.


O calendário prossegue com o “Dia da Acessibilidade”, comemorado dia 5. O 9 de dezembro lembra o “Dia da Criança Defeituosa”, e o dia 13 celebra o “Dia do Cego”.