Maio Amarelo: Atenção à vida
Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação
A campanha Maio Amarelo nasceu com objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária no trânsito e mobilizar toda a sociedade para os cuidados com a vida. A escolha do mês de maio foi feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por isso o mês de Maio se tornou referência mundial para o balanço das ações. A cor amarela simboliza a atenção na sinalização de trânsito.
De acordo com o Detran, 1 pessoa a cada 10 minutos perde a vida nas estradas do Brasil. Nosso país é o 3 º país com maior número de acidentados. De acordo com a Assembleia-Geral das Nações Unidas, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, esta é a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Sabemos que a segurança e responsabilidade coletiva geram segurança no trânsito, pensando nisso, separamos algumas dicas que possam ajudar a evitar acidentes:
- Se for beber, não dirija;
- Respeite as sinalizações de trânsito;
- Respeite a velocidade máxima permitida;
- Utilize a seta;
- Não use o celular enquanto dirige;
- Faça revisão do seu veículo;
- Mantenha uma distância segura entre outros carros;
- Não faça mudanças repentinas de faixa;
- Sinalize antes de mudar de faixa;
- Sempre use o cinto de segurança.
Praticar uma direção responsável e defensiva é sempre estar atento ao trânsito ao seu redor. Para isso, é necessário reavaliar suas próprias atitudes para que o trânsito seja um local mais seguro para todos. Seja responsável, zele pela sua saúde e de todos que estão ao seu redor. Por isso, todo cuidado é sempre bem-vindo.