A vitória contra o câncer de mama começa na prevenção
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo.
O outubro Rosa é uma oportunidade de alertar as mulheres para os riscos relacionados ao câncer de mama e estimular cuidados preventivos. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), referência no tratamento da doença no país, afirma que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
Que tal aproveitar a hora do banho para prestar atenção no seu corpo?
Todas as pessoas, independentemente do sexo ou da idade, devem conhecer e observar o seu corpo. Algumas alterações no aspecto e na consistência da mama podem ser sugestivas de câncer de mama.
Conheça os principais sinais e sintomas:
– Caroço (nódulo) endurecido fixo e geralmente indolor.
– Alterações no mamilo.
– Pele avermelhada ou parecida com casca de laranja.
– Saída espontânea de líquido em um dos mamilos.
– Surgimento de pequenos nódulos no pescoço e axilas.
O câncer de mama não tem uma causa única, sendo mais comum em mulheres a partir dos 50 anos e naquelas com histórico familiar da doença, ou de câncer no ovário. A ingestão de bebida alcoólica, o tabagismo, o sobrepeso e a obesidade também têm influência negativa e, por isso, devem ser combatidos, inclusive porque favorecem a prevenção em relação a muitas outras doenças.
A visita ao ginecologista deve ser realizada regularmente, de acordo com o histórico da mulher e sua faixa etária. O autoexame é uma forma das mulheres conhecerem suas mamas e ficarem atentas a qualquer alteração suspeita, mas precisa ser acompanhado de exames de rotina mais detalhados.
Ao perceber qualquer alteração, agende uma consulta com o médico.
Fique atento (a)!
– É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia de rastreamento a cada dois anos. Converse com o seu médico e saiba como se prevenir.
– Apesar de raro, cerca de 1% dos casos de câncer de mama são do sexo masculino. Por isso, é aconselhado que os homens também fiquem atentos aos sintomas.
Cuide-se, você merece!