Grávidas ou mulheres com intenção de engravidar devem tomar cuidado com as doenças congênitas. Atualmente a maior preocupação é o Zika Vírus mas outras doenças podem passar da mãe para o feto e causar danos cerebrais e deficiências. Para falar sobre essas doenças congênitas, o Cotidiano convidou o médico ginecologista e obstetra, Jurandir Passos.


Ele diz que a programação da gravidez é muito importante, no entanto, muitas mulheres só procuram o obstetra depois de engravidar. Jurandir Passos afirma que o ideal é ter uma consulta antes da gestação, para fazer avaliações dos exames de rotina, para o médico saber que doença a mulher não teve que poderiam influenciar na gravidez, como rubéola, catapora, megalovirose e caxumba. Essas doenças podem se desenvolver no período da gestação.


Quanto às vacinas, a da rubéola, por exemplo, a mulher deve tomar a vacina três meses antes de engravidar. Assim também as outras vacinas que poderiam ser colocados para prevenir. No caso de já estar grávida, o ideal é tomar cuidado para não correr o risco de se contagiar.


Acompanhe esta entrevista sobre a gravidez e as doenças congênitas ao Cotidiano, com Luiz Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.





Saiba Mais em: radios.ebc.com.br



 

 

Texto: Joana Darc Lima / EBC Brasil